Como Decorar a Sua Árvore de Natal

É chegada a hora de montar sua árvore de Natal! Tradicionalmente, as pessoas vão iniciando a decoração de Natal das suas casas aos poucos. Por isso, a montagem da árvore de Natal é um marco da decoração natalina. É um momento para reunir a família e montar todos juntos.  Entretanto alguns tem dúvidas de como enfeitar árvore de Natal, por isso preparamos este post com um passo a passo da montagem de árvore perfeita.

 

Alguns passos para decorar a sua árvore de natal como um profissional

Para a escolha da árvore, você deve definir o espaço que tem disponível para ela para escolher o tamanho adequado, e o estilo que deseja seguir para escolher a cor. Além da verde tradicional, tem as árvores totalmente brancas, e ainda as verdes cobertas com “neve”.

Seguindo alguns passos, a sua árvore de Natal será o destaque da sua sala de estar e agradará o olhar de todos os seus convidados durante as festividades.

Eleja um tema ou paleta de cores para a decoração

O primeiro passo rumo a uma bela árvore natalina é a seleção de um tema ou paleta de cores que guiará a decoração.

Estabelecer o tema antes de decorar a sua árvore de Natal auxilia a decidir quais enfeites adquirir e utilizar no processo. Isso também ajuda a manter o visual coeso, fazendo com que os itens decorativos e até os móveis ao redor combinem entre si.

Se você aprecia o estilo mais tradicional e deseja aplicá-lo em sua árvore, opte pelos enfeites clássicos, como bolas, laços e fitas nas cores dourada, vermelha, prateada e verde.

Pinhas, festões que imitam galhos de pinheiro com neve e outros adornos com formato de anjinho, papai Noel e caixas de presentes igualmente constituem o visual de Natal bem tradicional e atemporal.

Organize os galhos e utilize festões aramados para dar volume

Essa é a etapa de preparar a árvore de Natal artificial para receber as decorações. Com cuidado, separe cada um dos galhos e os manipule a fim de ocupar a maior área possível. Se preciso, cubra alguns galhos para preencher espaços vazios e ajustar o formato da árvore. Essa ação deixará a árvore mais “cheia” e visualmente agradável.

Se, ainda restarem muitos espaços e “buracos” a serem preenchidos, recorra ao truque do festão aramado.

Adquira alguns metros de festão aramado na coloração compatível a de sua árvore. Envolva os galhos e o tronco da árvore com o festão buscando ocupar as áreas vazias. Continue o processo até se sentir satisfeito com o resultado.

Posicione o pisca-pisca para decorar a sua árvore de Natal

Com sua árvore cheia e vistosa, é chegada a hora de iniciar a decoração de fato! O primeiro enfeite a ser posicionado é o pisca-pisca.

O motivo é o seguinte: é mais difícil colocar o pisca-pisca com todos os outros ornamentos já fixados à árvore de Natal. Os itens podem cair e a decoração ser prejudicada.

O recomendado é que as luzes sejam aplicadas na árvore desligada. Com os pisca-piscas apagados, é mais fácil visualizar as áreas vazias da árvore, assim como os enfeites, pois as luzes não ficarão refletindo nos objetos.

Veja como colocar o pisca-pisca na árvore de Natal como um profissional:

  • Posicione a ponta com o plug para tomada do pisca-pisca próxima à base da árvore;
  • A partir da base e indo em direção ao topo, envolva a árvore com o pisca-pisca. Ao fazê-lo, disponha o pisca-pisca mais próximo do tronco do que das pontas dos galhos;
  • Siga posicionando o pisca-pisca até chegar ao topo. Feito isso, prossiga em direção à base. Agora, posicione o pisca-pisca longe do tronco e do centro da árvore.

Ao escolher qual tipo de iluminação utilizar nesse Natal, se possível, recorra aos pisca-piscas de LED. Eles proporcionam maior segurança e não emitem calor.

Comece a decorar a sua árvore de Natal com os enfeites maiores

Separe todos os enfeites e ornamentos que você selecionou para decorar a sua árvore. De preferência, ordene-os com base no tamanho e nas cores que apresentam, pois isso facilitará o processo decorativo.

A fim de atingir um visual decorativo agradável e harmonioso, aconselha que os maiores enfeites sejam colocados antes dos demais. Como eles ocupam mais espaço na árvore, é importante assegurar que eles tenham um local reservado para si.

O truque do triângulo consiste em posicionar os ornamentos criando triângulos visuais. Isso garante que todo o espaço da árvore seja utilizado de maneira uniforme, criando uma decoração mais sofisticada e agradável ao olhar.

Complemente o visual com os enfeites menores

Os enfeites menores e mais delicados devem ser alocados em sua árvore de Natal após a fixação dos maiores. Seguir essa ordem permite que você preencha os lugares vazios com os enfeites restantes.

Além disso, essa medida permite que os seus enfeites prediletos fiquem em locais de destaque em vez de ficarem cobertos por ornamentos maiores.

Os ornamentos artesanais e feitos no estilo “Faça Você Mesmo”, o famoso DIY, são bem-vindos ao decorar a sua árvore de Natal. Por serem únicos, eles atribuem um toque de personalidade à árvore.

Diferentes itens decorativos podem ser feitos no conforto de sua casa e com materiais fáceis de encontrar no mercado (ou até itens recicláveis que você já possui).

Devido à natureza acolhedora, familiar e de convívio entre pessoas queridas típicas do Natal, é muito interessante envolver seus filhos e parentes próximos na confecção de alguns enfeites natalinos.

Muitos projetos DIY disponíveis na internet requerem poucos materiais, dinheiro e experiência com artesanato. Dito isso, essa pode ser uma oportunidade de criar um belo momento em família.

Arremate a decoração com fitas

 

As fitas natalinas são um objeto clássico e tradicional na decoração da árvore de Natal. Esse item versátil irá dar o acabamento profissional no visual da árvore.

Esses objetos são ótimos para deixar a árvore cheia e preenches os últimos “buracos” ou espacinhos vazios que ainda restaram após a colocação dos enfeites.

Assim como na aplicação dos ornamentos, aconselha que seja feito uso do truque do triângulo para certificar que o posicionamento das fitas ficará uniforme e bonito.

Aplicando essas recomendações de profissionais, decorar a sua árvore de Natal será uma tarefa divertida e que renderá resultados incríveis.