Como Tirar Mofo do Guarda-Roupa?

Veja como tirar mofo do guarda-roupa e garantir que o seu armário e roupa fiquem bem protegidos.

Abrir o armário e sentir um cheiro desagradável de umidade significa que alguma coisa está errada. Quando começar a investigar melhor é possível que descubra que será preciso tirar mofo do guarda-roupa.

O excesso de umidade no local e pouca ventilação é o que causam mofo, dessa forma, ele encontra um lugar ideal para se multiplicar e se espalha se nada for feito. Quando isso acontece no guarda-roupas, além do odor ruim, as roupas podem ser afetadas ficando manchadas e, com o tempo, o móvel acaba estragando.

Dessa forma, se cuidados não forem adotados, o mofo e seu cheiro desagradável se espalham e o trabalho será ainda maior, pois terá que tirar cheiro de mofo do quarto e guarda-roupa.

É claro que ninguém quer que isso aconteça, por isso, é preciso ficar atento sempre e fazer checagens periódicas para identificar qualquer indício de que o mofo está se formando.

Como Evitar o Mofo no Guarda-Roupa

Sabendo o que causa mofo no guarda-roupa fica muito mais fácil de combater a sua causa, afinal, não precisará adotar medidas paliativas, pode ir direto a raiz do problema e acabar com ela.

Se conseguir evitar o mofo, terá muito menos trabalho, pois, ter que tirá-lo nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando ele já está evoluindo para o bolor.

Dentre as medidas mais simples para tirar mofo do guarda-roupa e de outros moveis e prevenir que ele se espalhe está garantir a boa ventilação do móvel. O ar circulando evita que a umidade se concentre no local e gere o problema.

O ideal é que as portas fiquem abertas pelo menos 20 minutos por dia, pois isso ajuda a tirar a umidade do ambiente com a circulação do ar.

Outra ação que pode ser feita é usar produtos que absorvam a umidade. Colocar pedaços de giz de lousa ou potes com bicarbonato de sódio, gesso ou cal dentro do guarda-roupa irão ajudar nessa tarefa.

Como eles possuem poder de absorção, não deixarão que a água acabe ficando nas paredes do armário, mas lembre-se de substituí-los a cada seis meses para não perderem a eficácia.

Um ponto que muita gente se esquece é que a umidade vem de algum ponto do quarto, pode ser do teto ou uma parede com infiltração. Nesse caso, é preciso identificar o problema, pois, de nada adianta tirar o mofo do guarda-roupa se a parede na qual ele está encostado está coberta de mofo, pois ela acabará passando para peça.

Nesse caso, é preciso afastar o móvel da parede e solucionar o problema, para somente depois voltá-lo ao lugar.

Passo a Passo Para Tirar Mofo do Guarda-Roupa

Se não adotou as medidas para evitar o mofo, então será preciso tirá-lo do guarda-roupa. Esse processo nem sempre é agradável, pois o cheiro pode ser bastante ruim e será preciso esfregar bastante se ele já estiver fixado nas paredes do armário.

Veja um passo a passo de como tirar o modo do guarda-roupa:

  1. O primeiro passo é colocar equipamentos de proteção porque o mofo pode causar problemas de saúde, principalmente os respiratórios. Coloque uma luva de borracha e uma máscara antes de começar a limpeza.
  2. Retire tudo o que estiver dentro do armário e tome cuidado de onde irá colocar. Se jogar um monte de peça de roupa mofada em cima da cama, corre o risco do mofo se espalhar para ela. O ideal nesse caso é ir retirando item por item e limpando antes de pôr em outro local.
  3. Deixe as portas abertas por alguns minutos para que o armário ventile e para tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa, ou pelo menos diminua para que fique mais fácil de trabalhar.
  4. Tirar mofo do guarda-roupa com vinagre é bastante comum, barato e funciona, por isso pode usar essa opção ou utilizar a água sanitária. Faça uma mistura de uma medida de água para uma medida de vinagre/água sanitária.
  5. Aplique a mistura que fez em toda a superfície para tirar o mofo do guarda-roupa, inclusive nos locais que não estão com nenhum sinal do problema. Passar um pano umedecido com a mistura deve ser suficiente, porém, em alguns casos pode ser preciso usar uma esponja para remover melhor.

Se possível, para uma melhor limpeza e remoção do mofo, tire todas as gavetas e prateleiras móveis. Isso permitirá que limpe melhor cada canto sem que algum objeto fique atrapalhando.

  1. Deixe as portas do armário abertas ventilando por algumas horas para que a mistura seque bem e a umidade saia.
  2. Depois de tudo limpo e sem cheiro, se quiser pode passar um produto próprio para móveis com fragrância para o tirar cheiro de mofo do guarda-roupa de vez.

Como Tirar o Mofo das Roupas e Tecidos

Depois de fazer a limpeza e tirar o mofo do guarda-roupa é hora de verificar se o que estava dentro dele não mofou também, afinal, o problema vai se espalhando e os tecidos são bastante suscetíveis.

Cada tipo de tecido ou de cor terá que ter um procedimento específico, afinal, apenas lavar pode não ser suficiente. Veja o que fazer:

Roupas Brancas

Para tirar o mofo das rupas brancas você pode fazer uma mistura de 100 ml de água sanitária e 5 litros de água e colocar as peças e molho por 15 minutos.

Outra opção é colocar de molho em uma mistura de água quente com sal para que o mofo solte.

Depois de deixar de molho, pode fazer a lavagem normalmente com água e sabão, à mão ou na máquina.

Roupas Coloridas

As roupas coloridas podem ser esfregadas com um pano embebido em vinagre até que a mancha saia e depois colocadas de molho em uma mistura de água com vinagre antes da lavagem.

Outra opção é deixar a peça mergulhada em leite fervente até que a mancha saia. Por fim, pode-se optar por uma mistura de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para 1 litro de água quente e deixar a roupa de molho.

Tanto no caso de roupas brancas como coloridas, depois de remover as manchas é preciso que elas sejam lavadas e sequem preferencialmente ao sol para retirar bem umidade.

Organizando o Guarda-Roupa Para Prevenir o Mofo

Depois de ter trabalho para tirar o mofo do guarda-roupa não vai querer que ele volte a aparecer, por isso, será preciso adotar alguns cuidados quando for organizar as coisas dentro dele e no uso diário.

O primeiro cuidado é com o que será colocado dentro do armário. Evite produtos que contenham água e possam contribuir com a umidade. O ideal é que fiquem apenas roupas, nada de cosméticos ou coisa parecida.

Se possível, em cada prateleira ou em diferentes partes do armário coloque os itens para absorver a umidade, como o giz ou bicarbonato de sódio. Se o armário tiver três divisões, é preciso que em cada uma delas haja pelo menos um deles.

As roupas que ficam penduradas em cabides são as que menos têm contato com o guarda-roupas, e de certa forma estão mais protegidas. Entretanto, as que são menos utilizadas, por exemplo, vestidos de festas, devem ficar armazenadas em sacos próprios, pois dessa forma terão uma camada extra de proteção.

Os tecidos mais delicados ou usados com menos frequência que ficam dobrados também devem receber atenção. Eles podem ficar em sacos de algodão ou TNT. Nas gavetas, se quiser ter uma camada que absorva a umidade entre as roupas e a madeira do móvel, coloque uma folha de papel pardo.

Tirar o modo do guarda-roupa pode ajudar a preservar o móvel, mas o ideal é não deixar que ele se forme, por isso, os cuidados preventivos com uma limpeza frequente e boa circulação do ar são essenciais.

Perguntas Frequentes

Tirar mofo do guarda-roupa com vinagre funciona?

Sim, o vinagre ajuda e remover o mofo e evitar que ele volta a aparecer, porém, o ideal é que ele seja diluído em um pouco de água para que não fique concentrado e acabe estragando o móvel.

De quanto em quanto tempo é preciso tirar mofo do guarda-roupa?

O ideal é que o mofo não chegue até o guarda-roupa, por isso se adotam cuidados preventivos para evitar a umidade no móvel. Entretanto, se o problema surgir deve ser removido imediatamente para que não se espalhe.

Se não tirar o mofo do guarda-roupa, posso perder o móvel?

Sim. Se o mofo ficar por muito tempo no móvel, ele pode causar danos que não são possíveis de reverter. Dependendo do material, ele pode ser mais vulnerável. Por exemplo, os compensados estragam mais fácil do que as madeiras maciças.

Se tirar o mofo do guarda-roupa, o cheiro ruim vai embora?

Se o mofo for a causa do cheiro ruim, o problema será resolvido. Entretanto, é preciso identificar o que está causando o mau odor. Não adianta tirar o mofo do guarda-roupa se a origem do problema estiver em outro ponto.